quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Confesso que pra dois caras da antiga esquerda (e gaúchos), saber que o filho vai entrar no BBB é no mínimo bizarro. À primeira vista, quase desconfortável. Dá uma sensação de que a vida de fato tá de gozação pra cima de ti.

Porém, no momento em que, da primeira vez, ele entrou na casa, dizendo: “Alô Menino Deus!” – nosso glorioso e mágico bairro, que já inspirou até o Caetano (ôps!) quando andava por aqui - arrepiei, ó!... Depois, com suas considerações sobre o mundo e pauladas e mais pauladas no Bush, achei que tava de bom tamanho. Ele, afinal, estava sabendo usar o espaço que tinha.
Do carinho das pessoas, então, nem se fala!
E como tudo no Brasil acaba sempre virando uma grande festa, s’imbora!
Até deu pra pegar uma caroninha e dar uma força pra Causa Animal (menos do que eu gostaria, por conta das edições).

Foi divertido, e pensando bem, não arranhou nenhuma imagem.
Muito pelo contrário. Amigos, ex-companheiros, gente que eu jamais imaginaria que visse o programa, vinham nos dar os parabéns.

No derradeiro almoço, algumas horas antes de se saber que ele de fato iria entrar na casa, perguntado por alguém da produção sobre o que achava das suas inúmeras tatuagens, piercings, corte de cabelo e demais aparatos do layout, o pai não titubeou: foi pra isso que lutei!...

O muro cai, às gargalhadas.

E não é que o guri volta pro BBB?

Surgindo na casa daquele seu jeito, às vezes brincalhão, às vezes quieto. O jeito gaúcho. De quem não vai com toda essa sede ao pote, de quem não se afoba pra encher a meia ou a cueca com o alheio.
De quem não faz carinha boazinha na frente, e trai por trás.
E os mui amadores, querendo se aproveitar, vestiram-no de mau, de arrogante, de marrento, e até de coisas piores, pesadas...

E aí o povo viu.
Viu a menina vasculhar o corpo do herói em busca de marcas, sinais, signos de intolerância. E nem acredito que alguma associação digna desse nome tenha de fato se prestado a entrar nessa fria ridícula. Pelo Oriente inteiro abundam templos e imagens com o tal sinal. E a cruz da Klu Klux? Não vai mais ser usada pelos católicos só porque uns desvairados se apropriaram do símbolo?

Não, não foi por bobagens como essa que lutamos.

Tampouco lutamos para que grupos, que lutam pelo próprio reconhecimento (e eu sempre lutei ao lado desses companheiros), tenham o direito de discriminar e jogar na lama pessoas que simplesmente não são seus iguais. Sem emitir nenhum juízo de valor.

Se teve uma coisa que aprendi, dos anos de chumbo até agora, foi que só o humor salva. Marcelo não é só nosso filho, é fruto do Pasquim, do Henfil, do Quino, do Goscinni e do Uderzo. Irreverente até o último fio do moicano, com um coração apaixonado e pronto pra ajudar qualquer amigo. Implicante, sim. No imaginário popular será lembrado como um tipo de Vadinho ou Capitão Rodrigo. Jamais um Custer ou um Capitão Nascimento. É o tipo do herói que descontrói a própria imagem a seu bel prazer. E isso incomoda.

Por via das dúvidas, as barbies boazinhas e os kens são mais confiáveis... ou pelo menos previsíveis.

Marcelo sabe brincar de andar na corda bamba, e talvez nem ele mesmo saiba disso. Quando tinha lá os seus onze anos, certa vez, em plena macrobiótica – na qual era expressamente proibido beber qualquer mísera gota de água –, e estávamos no forte verão de Porto Alegre, com as pessoas comendo e sonhando com copos e mais copos dágua, o capetíssimo puxa a trava da (recém lançada) latinha de coca-cola: thsssssssss!

Ontem, tendo que ir ao Mercado Público, dei de cara com o começo da grande caminhada do Fórum Social Mundial. Juro que deu uma vontade de gritar, em meio a todas aquelas palavras de ordem e vociferações contra o poder do capitalismo, e obviamente da Globo, que se ouvia pelos mil alto-falantes: Aí, torcida do Dourado!

Mas segurei. Já imaginou se o povo aplaude?...

27 comentários:

  1. Dona Rose

    estamos com o Dourado..
    sempreeeeeeeeeeee...
    adoro ele.. estamos aqui defendendo ele com unhas e dentes..

    beijocas..

    ResponderExcluir
  2. Dona Rose!

    Parabéns peo filho. Estamos na torcida, o primeiro gaúcho a vencer o BBB!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu detesto o seu filho!!!!!!!


    Já está velhinho para este programa!!!

    Vai trabalhar!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Caras,adorei,mas não sou dooonaaaaa.Q q é isso,cacete??????

    ResponderExcluir
  5. BBB ñ é creche.Quem ñ gosta tem mais é q assisir a Xuxa.

    ResponderExcluir
  6. leiam os outros blogs/ bbb pode ser cultura/

    ResponderExcluir
  7. Olá Rose!

    Parabéns pelo lindo, educado, irreverente, contestador, sensível e acima de tudo amoroso filhote!
    Vejo-o na corda bamba e no limite do suportável dentro da casa BBB10 e fico apreensiva com medo de que ele não resista à pressão e prematuramente abandone o barco onde muita gente na NetBBB sonhou vê-lo retornar um dia.
    Torço muito por ele e peço a Deus que lhe dê força e perseverança para enfrentar os desafios que estão a caminho nesta nova oportunidade.
    Creio que a sorte está a favor de Dourado, além é claro de ele estar fazendo por merecer o destaque a que a Net lhe dá neste momento.
    Força, luz, fé, garra, humildade e serenidade para teu filho!
    Aqui em casa sempre fomos, somos e estamos DOURADAS!!
    Abraço!!
    Pétala!

    ResponderExcluir
  8. Minha torcida é pelo Dourado, odeio hipocrisia, gosto de pessoas que se expõem, que tem honra, que não tem problemas em tentar de novo, que fala na cara o que é preciso, que saiba se adaptar e se reinventar a todo momento sem abrir mão da sua personalidade, sem se violentar para agradar aos outros! Parabéns pelo seu filho, de verdade!

    ResponderExcluir
  9. A vida é DOURADA!!!
    De todos os participantes é o mais carismático.
    Controverso e acima de tudo HOMEM...deve estar sendo dificil para ele conviver com tamanha diversidade...torço por ele.
    GO DOURADO GO

    ResponderExcluir
  10. Oi Rose! Este, foi o q eu mais amei dos teus blogs. Parabéns.
    Em tempo: No milhão e meio do Marcelo, ninguém tasca, hehehe!

    ResponderExcluir
  11. detesto este programa
    mas torço para que a final seja dourada

    ResponderExcluir
  12. KKKK cada vez mais entendo Dourado,agora com certeza entendo que ele tem a quem puxar!!!!
    E olha que faz tempo que gosto dele, desde o outro...E não é pelo corpo não.Que ele tem um charme é inegável,mas o que me cativou sempre foi seu humor irreverente,sua inteligência e sua doçura.

    ResponderExcluir
  13. E pensar que estamos em pleno 2010, e alguns seres pobres de espírito, ainda consideram velhos, pessoas com quarenta anos de idade.
    Tenho Pena de quem se presta a postar um comentário nesse nível de preconceito. Se Durado é velho, então realmente perdí a noção da idade cronológica das pessoas.

    ResponderExcluir
  14. Foi o participante para quem mais torci até então. Sofri qdo ele foi maltratado pela edição há seis anos. Eis que ele volta. Minha torcida é redobrada. E dourada! Um abraço, Rose.

    ResponderExcluir
  15. OI Rose
    estamos acompanhando 24 horas o BBB10 e torcendo muito pelo teu filho
    beijos
    Jussara Rosito
    Laiza Froes Scaff
    Lia froes

    ResponderExcluir
  16. Estou torcendo pelo Dourado, assim como torcia no BBB4. Dessa vez o Dourado vence, merece pelo ser humano que é.

    ResponderExcluir
  17. A velha comunista ridícula que não liga pra grana,rsrsrsr, deve estar rindo à toa. O filhinho enrustido vai ganhar esse bigbosta, pq a Globo decidiu. Vcs adoram malhar a Globo, né?!, mas adoram dinheiro. São todos hipócritas.

    ResponderExcluir
  18. ACHO INJUSTO ESSA CARA ESTAR PARTICIPANDO NOVAMENTE DESSE BIGBOSTA. OS OUTROS ESTÃO EM DESVANTAGEM.

    ResponderExcluir
  19. Desvantagem???
    Que eu saiba todo mundo tem a mesma chance nesse BBB10.
    Todo mundo já conhece o jogo.
    Burro é quem não ganha!

    ResponderExcluir
  20. Rose, sou "apaixonada" pelo teu filho ... torço muitooooo ... infinito ... para ele ganhar o BBB ... vou virar a noite votando ... PARABÉNS!!! Não querendo cantar vitória antes do tempo ... mas tenho certeza que ele já ganhou o BBB 10 ... CTPV - Blumenau-SC

    ResponderExcluir
  21. Rose, o Dourado vai passar por mais esse e de lavada ... estamos na torcida e votando muitoooo ... boa viagem para vcs até o Rio ... acredito que vcs voltam só na semana que vem e com um Dourado vencedor. CTPV - Blumenau-SC

    ResponderExcluir
  22. dourado o nome ja esta certo . vai brilhar muito como ouro muita saude pra aproveitar . porque sua estrela vai brilhar .torcida n vai faltar .bjos parabens pelo filho dourado este nome nao e por acasso;

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Rose, estou muiiiitoooo feliz por estarmos a 1 dia da final e o Dourado já é o campeão. Estarei votando muitoooo ... A medalha de ouro é de vcs!!! Um GRANDE abraço. CTPV-Blumenau-SC

    ResponderExcluir
  24. Olá Rose!
    Quanto a passeata, pode ter certeza que eu seria uma das primeiras a aplaudir, e sabe por quê? Por que Movimentos sociais como o do Fórum Social são realizados para agir como agentes de liberdade, de igualdade, de justiça social... e quando consegue estabelecer mudanças vem sempre através de discussões e conflitos polêmicos. E assim (no meu ver) o Marcelo posicionou-se no BBB. Como um sujeito crítico, de caráter, com personalidade, coerência nas palavras e nos atos, justo nas ações e nas avaliações e isto com certeza aliado ao amadurecimento e sinceridade que todos nós, seus torcedores sentimos no decorrer do BBB 10, só poderá levá-lo ao prêmio máximo deste jogo.
    Parabéns pelo sucesso do homem MARCELO DOURADO e pode ter certeza que se gritasse pelo "Dourado" naquela passeata não seria uma voz sozinha, seria aclamada pela multidão,
    abraço
    Gislaine Bier

    PS: parabéns pelos seus posts, gostei de todos!

    ResponderExcluir
  25. Infelizmente ganhou o preconceito,sim!
    DOURADO XENÓFOBO!!!

    ResponderExcluir
  26. BIGBOSTA BRASIL!!! Intelectual gosta disso?KKKKKKKKKKK... tudo pelo dinheiro!!!

    ResponderExcluir