quinta-feira, 15 de abril de 2010

Espelho, espelho meu...

Não porque estudo - e pratico - psicologia junguiana há séculos, não só. Também porque leio: Shakespeare, Kafka, Veríssimo(s), Clarice, ah, tanta gente!... A gente vai aprendendo, vai afinal sacando... E coisas que te remetem ao macro humano, tipo assim o bbb, sem falar no retorno de Saturno... rs, te dão uma lucidez fulminante. São Paulo também é outra coisa que sempre me sacode, me acorda. Pro bem e pro mal. São Paulo das grandes TVs e São Paulo da Tutóia... sem contar o avião. Já faz um tempo, alguns meses, que não tenho pouso. Olho a minha casa como turista e levo o chimarrão pros hotéis. Troco tudo, viro do avesso, encaro o outro como se fosse eu e me perco. E me acho. Até o ponto em que percebo apenas a essência.
Cada um faz a leitura da vida e dos outros conforme é. Se o cara quer apenas tirar vantagem, vê todos como sacanas. Se é cheio de boas intenções, desse tipo que quer salvar o planeta, te abraça e entra na tua, no teu projeto, dá força, vamo lá!
Se o cara é um caretão não tem jeito, porque ele quer que todo mundo seja medíocre, mesquinho, tapado, burro. Nem sei se ainda tenho pena, cansei de gastar a mínima energia com gente assim. Prefiro ocupar meu tempo levando avante os projetos para salvar os animais que a gente ainda puder, uma árvore, ou dançar.
Artista é que nem beija-flor. Ou índio. Se prender, escravizar, encher muito o saco com pesos materiais, ele simplesmente morre...
Mas lá no fundo fica alguma coisa cutucando, pois esse idiota Mr.Anônimo, que daqui pra frente vou chamar de Mr.Caps Lock, que insiste em deixar toda a sua bílis nesses blogs, não passa de um pobre coitado, alguém que tem uma auto-estima tão pobre, tão baixa, que não consegue ver nada melhor, vê todos como iguais. Dá vontade de fazer algo. Se fosse meu paciente, se ele topasse fazer análise, talvez eu conseguisse reverter sua triste sina de pobre coitado.
É tão sozinho, é tão covarde, como aquelas putas (covardes jamais) que eu fiquei olhando lá de cima da janela do meu quarto de hotel, naquela ruazinha deserta. E que me lembraram personagens do grande e querido amigo, paulista, Plínio Marcos.
E não adianta que eu não vou me deixar contaminar. Aliás, você sabia que o real significado de "dar a outra face" é exatamente este? não deixar que te transformes naquilo que teu inimigo armou pra ti? na forma como ele te vê?
O Leão do Deserto é um filme que conta a história de um comandante árabe que nas horas vagas, digo nas horas de não-guerra, se transformava em professor e poeta de seu povo, dando aulas para crianças. Anthony Quinn, claro.
Tem uma cena na qual um ajudante desse líder lhe pergunta: mas mestre, depois do que esses caras fizeram com nossas mulheres e crianças (eram os soldados de Mussolini, e fizeram barbaridades), você simplesmente vai soltá-los no deserto? não deveríamos dar-lhes castigos semelhantes?
E ele diz: se fizermos isso teremos perdido essa guerra.
É... sinto Mr.Caps Lock, mas eu também não vou me transformar em você.

2 comentários:

  1. São paulo é como o tempo, primeiramente construtivo e violador. A cidade castiga nossasa vidas tirando a juventude física e espiritual, ao mesmo tempo que nos dá mais experiências para encarar as difíceis situações que nos deparamos todos os dias na metrópole fugaz. É nesse momento que SP nos deixa farpas, para sempre nos depararmos e repensarmos aquilo que tem valor pra nós acima de tudo. Tem momentos que por aqui nada flui, tudo acaba se tornando funcional de acordo com um sistema pré determinado. Mas SP tb pode aparentar leveza e mais profundamente esta leveza acaba se tornando insustentável e é dentro desta insustentabilidade que a cidade se apresenta como agente opressor e manipulador do homem. Mas tb criativo. Mas mesmo estando aqui podemos fugir e se esvair de tudo, já que a cidade nos oferece tantas oportunidades e opções.
    "Se DEus quiser, um dia quero ser índio. Viver pelado, pintado de verde num eterno domingo. Ser um bicho preguiça, espantar turista... e tomar banho de sol, banho de sol"
    Textos Lindos!!
    "MEUS DEUS, A ANATOMIA FICOU LOUCA. SOU TODO CORAÇÃO". E assim sejamos sempre!

    ResponderExcluir
  2. adorei o espelho, espelho meu...mas não sei se o mrs caps lock vai entendê-lo. rs
    .
    e pra mim não é isso que vem ao caso. quando me deparo com um deles, em um debate, eu respondo.
    ótima lição aprendi aqui: não perderei guerras mais.
    .
    os via como unânimes em usarem palavras duras para nos machucarem. eles se machucam. é isso.
    .
    sorrisos!

    ResponderExcluir