quinta-feira, 15 de abril de 2010

A Lia

Há horas que queria ter escrito isso, mas agora esse bate e volta em Sampa me pôs na obriga. Pois eu queria dizer que esse bbb encerrou-se mostrando regionalidades. O Marcelo é gaúcho “cuspido e escarrado”, oigalê! e a Lia é puro São Paulo. A Lia é tensa, tem um desespero pelo poder e ao mesmo tempo uma doçura. E confunde tudo, num liquidificador alucinado de alta voltagem. Nem sabe mesmo quem ela é, como o povo das vilas, das filas, favelas... Um potencial de fera ferida pronta pra dar o bote. Mas que dá apenas mais uma volta no mastro. Quase mulher, quase travesti, quase homem, quase criança, quase adulta. TPM não, é louca mesmo. Louca mansa... Sua mãe, que me ensinou a infalível simpatia pra minha fobia de avião (até que enfim, tenho uma fobia!!!!) ,me dizia, quando entrávamos às gargalhadas no hotel na volta do paredão: aqueles dois, referindo-se à dupla acima... é um pior que o outro... duas malas!
Gente simples, gente fácil, gente guerreira.
Não vejo pele, vejo fuligem. Não vejo olhar, vejo um desespero amordaçado, quase não vejo dança, vejo strip. Tudo é defesa, mas tudo é ternura. Uma carência que nunca será preenchida. Os paulistas de hoje são os gaúchos de ontem. Só que não lutam para defender nenhuma fronteira. Com a mesma garra, “apenas” pra sobreviver...
É corpão, mas lembra um manequim de vitrine ou boneca de plástico. Não por ser barbie. Porque parece que não é a dona. Porque serve a um sistema devorador que não quer nem saber.
Lia é periferia e Praça da República. Rua Augusta do lado barra pesada, sonhando com a Oscar Freire. Passa longe das lutas metalúrgicas, mas em outros tempos, por conta mais da impetuosidade do que da ideologia, aposto, teria passagem certa no Tiradentes.
Lia é porreta. É forró e rock’n’rol. Quando não entende uma coisa ou é flagrada numa bobagem, faz cara de criança. De criança que já passou fome. De brasileira mesmo, que não perde a esperança.
Se Marcelo foi o protagonista, Lia, com sua truculência de aço, empurrou o bbb, foi locomotiva. Não tem tempo pra ficar bonita, mas exala beleza. A beleza da fera. Lia-fera. Lia-São Paulo.
Lia, te amo!

9 comentários:

  1. ai, rose!
    .
    que lindo texto sobre lia. como foi incompreendida, usada por caduco no
    jogo do "nada consta". eu me lembro
    de uma lia mal trajada, sem estilo
    cotidiano pra ser visto por tantos,
    exceto nas festas e paredões.
    .
    lia que irrita, aflita, aguerrida e
    amiga de dourado. mas, sempre, lia!
    .
    que bom ter conhecido sua mãe. qto
    pranto doído lia soltou por ela. e
    você a abraçou e aprendeu sobre as
    fobias de avião. lindo isso!
    .
    se seu espaço no bbb não foi além,
    foi o suficiente pra unir os dois
    em honestidade, inteligência, fé e
    suprindo um ao outro em carências.
    .
    ai! queria repassar esse texto pro
    modinha. o que primeiro defendeu a
    lia. essa que vc descreve tão bem.
    .
    mas postarei lá uma chamada pra que
    o leiam aqui.
    .
    mais um trabalho com tta verdade e
    amor. que até dói.
    .
    abrs!

    ResponderExcluir
  2. Que texto hein!!!! maravilhoso!!! vou te falar uma coisa pra voce, concordo em tudo, e pegando embalo na msg do texto, da uma forma agressiva, foi uma das maiores demosntraçoes de carinho que vi...só acho que ele dividiu com o dourado o papel de protagonista sim rs, alem de sera locomotiva

    ResponderExcluir
  3. Lia - na verdade até hj ñ consegui entender Eliane...ñ q isso possa mudar minha vida...levarei minha vida confusa e complexa,como boa bipolar assumida, apesar d ñ ter conhecido a moça...sofrida sim, guerreira, como bem disse Rose, realmente a locomotiva da edição, até pq os outros participantes à excessão d Marcelo foram a carga mal cheirosa dos vagões puxado pelo Mestre protagonista, q trabalhava focado em observar com seu olhar infinitamente expressivo e percebendo a locomotiva Lia sim, tanto q aliou-se.
    Enfim...estive no primeiro paredão de Marcelo = LIA X UILIAN X DOURADO = conhecí a família de Lia...pouco, de relance e me compadecí, sem nenhum demérito relacionado à humildade, e torcí por ela, q chegasse a final...MERECIA!
    Diante d tanto estrume, tanta bosta (sorry) era a única q mereceria chegar junto com Marcelo à final...não deu, acredito q ela ñ soube utilizar o momento em causa própria, deixou-se levar pela emoção por um amigo kagão!
    É isso...e precisava desabafar, ñ vejo lugar pra poder expressar o q penso noutro espaço q ñ seja este, e me perdõe se ñ consegui usar de finesse em seu blog Rose.
    Aceito críticas se jugar necessário...expus minha linha d raciocínio confirmando o q percebí desde o 1º dia d Marcelo na casa...ELE LUTOU SÓ...NÃO TEVE NINGUÉM CONFIANDO NELE...E MERECEU POR MÉRITOS PRÓPRIOS...
    E tenho o dito!
    Bjs e paz...

    ResponderExcluir
  4. Uau, arrasou no post. Lia GUERREIRA, Lia DIVA, LIA MEU ORGULHO!

    ResponderExcluir
  5. Rose...deixei um comentário sobre Lia e BBB em geral...penso q ñ t agradou...
    Sem surto...continuo bailando contigo como se baila na tribo...
    Bjs e paz...

    ResponderExcluir
  6. ADOREI todos os coments,gurias!!!!!! Vcs moram em meu coração! ainda ñ se deram conta? todas lúcidas e lindas!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Lia foi do jeito que é.
    Há críticas?,há,mas o mais importante apareceu,coragem de ser o que é,do jeito que sabe e pode ser.
    ser leal é tudo!!!

    ResponderExcluir
  8. Lia foi do jeito que é e/ou pode ser.mas lealdade é tudo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Rose!
    No início vi a Lia chata, manipuladora, controladora,a bruxa que muitos viram e continuam vendo...
    Ainda bem que as coisa mudam, e a gente pode olhar para as pessoas de foma diferente. Confesso que minha visão ficou travada até,o último momento.Somente quando li A Lia num blog, já citado num comentário aqui, é que a vi de forma diferene.Ou melhor vi na Lia algumas características minhas...e votei como louca para salvá-la(porque muitas coisa eu faria igual)...mas não deu tempo...me senti incompetente e em divida com a Lia.Chorei com sua eliminação e naquele momento torci prara que lea ficasse com o Kadu- não por ele, por ela -nem que fosse só pra concluir que...

    ResponderExcluir