sexta-feira, 9 de abril de 2010

"Mas como a cor não pega, mulata..."

Como diria Abracurcix... profundo cansaço mental... lendo as barbaridades que publicaram na rede a meu respeito. Ainda bem que tirei umas férias e fui comer goiaba no pé, brincar com os gatos de rua que moram na minha casa da praia e com o mar e me deleitar com Érico, Machado, Caio, Virginia e tantos outros que amo embaixo de uma enorme árvore que minha mãe plantou e não teve a felicidade de conhecer.

Mas claro que estou feliz com nossa vitória.

No entanto, fica um misto de dó com desalento e a velha sensação de que esse país não tem jeito... Afinal,a que atribuir tanta "ingenuidade" a um povo que acredita no que sites de fofocas falam. Que não sabe que nas edições vale tudo: cortar, misturar, inventar.
Eu e a mãe do Dicésar... vê se tem cabimento...
Quando a jornalista marrom veio me entrevistar, meio que me surpreendi, senti o cheiro da vontade de enlamear no ar. A gente saca logo quando eles vêm na boa ou cheios de más intenções.
Mas de cara - sou do tipo que perco o namorado (etc) mas não perco a piada - logo falei: pô, então essa senhora deveria tentar marcar uma hora de análise com o Analista de Bagé. E ri lembrando o que não acharia então de Machado de Assis...o bruxo do Cosme Velho.
E isso não foi escrito. Tampouco foi escrito os agradecimentos que fiz à referida senhora pela divulgação do livro. Mas acredito que essa seja uma prerrogativa da minha editora.

Outra coisa que lamento é como esse país tá ficando facista. A censura do "politicamente correto", leia-se pessoas medíocres tentando calar a boca do que resta de verdadeiro, puro e autêntico, é mil vezes pior do que a censura da época da ditadura, se é que isso é possível.

Sim, pois, se existisse hoje, todo o PASQUIM estaria censurado por esses fariseus(de quinta). Sem contar as marchinhas de carnaval, como a acima. Quer dizer, a coisa mais legal que temos como povo, a nossa velha IRREVERÊNCIA - cuja definição, pra mim, é a mistura perfeita de rebeldia com humor - parece que tá indo pras cucuias...

Bossais, ingênuos, gente com severíssimas más intenções?... imagino essa gente que acredita em tudo o que está publicado... votando... e não sei se rio ou choro.

Povinho fácil de levar... de manipular. Falam da plim plim... mas não são capazes de pelo menos de vez em quando pôr na Cultura, ou ler um livro, ou sei lá, olhar pro céu e ver passarinhos, pronto.

Nem esse blog foi lido como originalmente planejado. As pessoas vieram aqui e com raríssimas exceções descarregaram louvores e iras, e poucas, pouquíssimas, falaram nas minhas crônicas. A maioria nem foi lida, quedaram-se semi-mortas ao pé da página...

E muito menos foram ler o que andei escrevendo nos outros blogs. Aliás, a única razão de ter entrado nessa dança.

Porque acho o bbb um puta jogo. Um jogão! Incrível, magnífico, que dá de dez no futebol. Mistura de circo máximo com o que há de mais moderno em tecnologias eletrônicas.
E sei que o Marcelo surpreendeu, mostrou algo muito NOVO e BOM pro Brasil. Ou ANTIGO e ETERNO, não sei bem. De qualquer modo, foi um soco. Seco, direto. Pura essência. Valeu até pra mim. Marcelo me renova a disposição pra tudo. Pra viver, para a luta.

Mas não como mãe, como pessoa. Também confesso que me sinto bastante desconfortável nesse "papel de mãe" que me inventaram. Pois passaram por cima de mim, da minha história, da minha atitude punk, roqueira, fã dos escrotinhos, nem um pouco chegada a conservadorismos, aliás, nem a gauchismos, já que não consigo ver todos os gaúchos como bons e todos os paulistas, cariocas ou sei lá quem como maus. Da onde?...

Sem contar os "quatro filhos" que me atribuíram... tsk, tsk, tsk e todas as vezes que me chamaram do abominável senhora ou dona (me estraga o dia... artistas se sentem humilhados com esse tratamento... rs).

E agora,será que que as pessoas vão pegar seu rico e precioso tempo e vão voltar pros livros? pros filmes? pro próximo? alô povo de NITERÓI!!!!! SOLIDARIEDADE, abraços, muito AMOR!
Vamos defender a NATUREZA, que tá prá lá de ameaçada?
Alguém vem comigo nessa luta? Ou querem ficar aí torcendo de novo, agora pro Inter, pro Flamengo, pra Seleção?...
Quando vivi no Chile vi um povo que curtia futebol, por exemplo (nada contra o ópio do povo... he, he, he)(até porque ainda tem as novelas),mas que discutia o pas-de-deux de Giselle, com a mesma graça e sabedoria. E a política do Oriente Médio. E que sabia mais da política brasileira do que os próprios brasileiros.

E sim, posso posar pra Playboy. Porque INDECENTE não é o corpo das pessoas, esse é belo (não tô falando em causa própria... rs), INDECENTE é a DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA, como nossos oceanos estão sendo tratados, a quantidade de carros, os rodeios, a pedofilia... e tantas mazelas, não é mesmo?

Fantasio algo como num bote do Sea Shepherd jogando gordura num baleeiro em alto mar, de repente abrindo aquela capa que os caras usam...Shazam!!!!! ôps...
Ou numa jaula com um gorila, feio é lhe tirarem a liberdade.
Quem sabe sentada nuns troncos de mogno que foram extraídos clandestinamente... com o pessoal do Greenpeace.

Enfim, voltei.

16 comentários:

  1. querida rose!! sou sua fã quero muito comprar seu livro alem de ser fã do marcelo me tornei uma grande fã sua!!beijosss e parabens por suas cronicas!!

    ResponderExcluir
  2. Yesss!...
    Maravilhada com suas palavras...vc diz tudo com a naturalidade peculiar de cabeça pensante...
    nem aí pra pequenez de pessoinhas...gentalha de 5ª...ou platinada??...penso que são douradas e não admitem...o fato é que enfiaram goela adentro...quá quá quá!!!
    Não suma desse blog Rose...minha bipolaridade enriquece qdo te leio...
    SALVE...SALVE BRUXA AMADA!

    ResponderExcluir
  3. Encontrei este blog, claro, procurando por Marcelo Dourado,e gostei muito.
    O texto em que conta a história de Marcelo me emocionou muito(vocês deverem ter passado um pedaço ruim...)Mas eu adorei ver que você respondeu a alguns comentários.Aaadorei as respostas!Imaginei que não estava atualizando o blog para não se contaminar com as sandices de algumas pessoas----difícil isso,eu que só conheço Marcelo Dourado do BBB sofri horrores com o veneno do povo----Imagina você, lendo, vendo e sentido coisas contra você e seu filho?.
    Não queria falar de BBB agora,mas ão consegui separar as coisas!Só queria dizer que lamento que algumas pessoas não conseguem ver além da embalagem, ou melhor só querem ver o que lhes é conveniente(neste caso reportagens) e acham que aquilo é verdade absoluta!

    ResponderExcluir
  4. Todos os dias entrava neste blog esperando uma resposta tua para todas as barbaridades que foram ditas,agora estou feliz.Parabens,tu és uma mulher valente sou tua fã e do marcelo tambem.Não fique mais triste,pois o povo calou a boca desta gente Treva
    PS.espero te encontrar sempre aqui

    ResponderExcluir
  5. Queridas,amadas... obrigada pela visita.Qto ao livro,vai por sedex ou tele: bruxagauderia@terra.com.br ou pela editora Martins Livreiros (goggle)/
    Mônica aí em cima: ñ tem problema nenhum a gente falar em bbb,a idéia do blog em princípio foi isso mesmo: crônicas à luz desse fenômeno.O q o pessoal confunde é isso com blog de torcida.Bjos a todas(ué,cadê os guris?).Rose/

    ResponderExcluir
  6. oi, rose. postei aqui outro dia um comentário, mas parece-me que não lhe agradei. sem grilos!
    .
    ele sumiu mas estou de novo aqui. e estarei, lendo e ouvindo o que "acabei de ouvir".
    .
    abrs!!!!

    ResponderExcluir
  7. Rúcula (adorei o nome!) juro q qto ao sumiço ñ tive nada a ver, assim como com o assassinato de Kennedy!... deve ser coisa do lado negro (ôps!)da força (nossas margens de expressão estão cada vez menores).bjos! volte sempre, querida!
    Aproveito pra convidar todas/todos (cadê os guris?) vcs a irem lá nos outros blogs. Dica: Mulheres Perfeitas no Barrados no Éden / BRIC no Nas Quebradas/ mini contos de horror? In Blood We Trust.../ ecologistas de plantão? Praia de Imbé/ bjos!!!!

    ResponderExcluir
  8. rose!
    .
    que legal ter respondido, viu? adorei o nada a ver. quás!
    .
    vou sempre nos outros e passarei a postar sim.
    qto à rúcula, escolhi num dia em q muito me amei. amo rúcula. rsrsrs
    .
    a felicidade possível, rose!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. anônimos da vida!
    .
    saiam do anonomato e busquem uma discussão coerente, sem denuncismo barato e inconsequente.
    .
    nunca um programa de reality provocou tanto debate que foi pro limbo por inconsequência de mtos como vcs.
    .
    deveriam ter participado - e olha q acredito q sim...rs - com uma postura mais crítica e ajudando a enriquecer o debate sobre problemas sérios nesse nosso país, como por exemplo, a baixa qualidade do ensino no pais, com representação exemplar nesse bbb10, via alguns participantes graduados que não sabem articular as suas falas até na concoradância verbal. o que dirá em uma escrita?
    .
    levei para uma das minhas turmas de antropologia, um vídeo que retirei do bbb10, para que eles analisassem um diálogo entre 2
    participantes e apresentassem a sua valoração.
    .
    não pedi críticas. pedi avaliação. foi de doer
    o resultado obtido. o q me veio de resposta,
    foi além da ignorância com nosso língua. foi
    um tratado sobre valores na nossa cultura.
    .
    bbb10 foi político, cultural, social. se não soube ver dessa forma, pena. rs

    ResponderExcluir
  13. oi, ruivinha! ruivaça, pô!
    .
    como gostei de ver vc na tv. e a platéia tbém.
    .
    e salve a liberdade que, por ser conquistada, sempre tem um pouquinho (ou poucão) de dor no meio do caminho.
    .
    num tem alguma coisa meio q errada nessa sua relação com marcelo e valentino, não? pensa bem e me responda: não são eles, seus irmãos?
    gglhando!
    .
    ontem à noite postei pra mãe terra e pedi q deletasse o q está lá por dúbia leitura e não
    consegui. faz esse favor pra mim e pela nossa
    natura, viu?
    .
    indecente, realmente, é essa usina. do nosso corpo e mente, o que fazemos com ele, bem ou mal, somos nós as que decidimos. não agride à
    natureza, que é nua, mas tão castrada por ...
    humanos.
    .
    bjo

    ResponderExcluir
  14. Rúcula, já te mandei dois emails/ me devolve em off/ email gaudéria

    qto aos guris... sim, são meus irmãos pequenos q tenho q dar uns laçassos de vez em quando pra não perderem o caminho do rancho. Oigalê!
    Meu útero tá explodindo, como aquele vulcão! vai passar... logo logo vai passar... que bom que estamos juntas aqui nesse momento, trilhando. Salve!

    ResponderExcluir
  15. rose,
    .
    sei como é essa de pegar no laço. como sei! rs
    .
    respondi, viu? e à suzana, também. adorei!
    .
    qto aos vulcões, fiquei imaginando o que estará por vir ainda...
    .
    proteção a todos nós e à mãe-terra. bj

    ResponderExcluir